• PHARMAKON Farmacia de Manipulação e Homeopatia

Óleos Essenciais - O que são? Para que Servem e Como Utilizá-los.

Atualizado: Jul 7

Você consegue imaginar uma maneira de tratar suas emoções, sua saúde física e atingir um novo patamar de qualidade de vida de forma 100% natural e cientificamente comprovada?

Essa é a grande promessa da Aromaterapia, a ciência e arte milenar baseada na fitoterapia,

utilizando dos óleos essenciais extraídos das plantas aromáticas para fins medicinais e estéticos

desde o antigo Egito. Seja através de óleos vegetais, difusor de aromas, velas aromáticas, cosméticos naturais ou através da ingestão de algumas gotas de óleo essencial, os benefícios prometidos pela Aromaterapia são impressionantes.

A Aromaterapia é essencialmente uma prática multidisciplinar, indo da botânica à farmacologia,

da psicologia à medicina. E sabe o que é mais legal? Qualquer pessoa pode aprender a utilizar a Aromaterapia para restaurar o equilíbrio e promover o bem-estar!

Ela é uma terapia holística altamente embasada cientificamente que utiliza dos óleos essenciais para curar diversas enfermidades e promover a saúde integral. E quando falamos embasada cientificamente, nós queremos dizer que encontramos mais de 18.000 artigos com o termo “essential oil” na PubMed* - Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos Institutos Nacionais de Saúde, a maior plataforma de artigos científicos sobre saúde do mundo!

Mas será que a Aromaterapia realmente é capaz de uma mudança tão profunda na nossa saúde? Convido você para fazer uma viagem pelo universo da aromaterapia para entendermos como ela funciona e em que pode ajudar a você a alcançar mais saúde e qualidade de vida.

Os óleos essenciais são encontrados em estruturas especializadas das plantas em diferentes

órgãos da planta e, ao serem liberados, atuam como:

  • Reguladores e catalisadores de metabolismo

  • Meios de comunicação entre plantas

  • Protegendo a planta de parasitas, insetos herbívoros e outras ameaças.

  • Atraindo polinizadores

  • Protegendo de mudanças climáticas, ajudando a planta a sobreviver sob diferentes condições.

Os óleos essenciais podem ser encontrados em diversas partes da planta como:

- Folhas (ex: eucalipto, tea tree, hortelã, manjericão);

- Tronco (ex: sândalo, madeira do sião, pau rosa, canela);

- Fruta (ex: tangerina, laranja, limão)

- Semente (ex: cardamomo, junípero)

- Raiz (ex: vetiver, nardo)

- Rizoma (ex: gengibre, lírio do brejo)

- Resina do tronco (ex: copaíba, olíbano, mirra, breu)

- Flor (ex: rosa, gerânio, jasmim, camomila, ylang ylang, lavanda)

Dessa maneira as plantas vêm desenvolvendo seus óleos essenciais ao longo de milhões de anos de acordo com as necessidades do meio ambiente em que elas vivem.

Abaixo, listamos três óleos essenciais que, além da fama no mundo online, são extensamente estudados por instituições científicas. Antes de investir de vez, saiba que eles não operam milagres e não se esqueça de procurar um profissional. Peniche deixa o alerta: “Não é porque é natural que não faz mal”.

Lavanda

É especialmente indicada para quem tem dificuldade para dormir ou enfrenta quadros de ansiedade. De acordo com uma revisão de conduzida na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, a maioria das pesquisas incluídas nessa análise apontou um impacto positivo no sono de pessoas que utilizaram a lavanda.



O mecanismo responsável por esse efeito pode ser explicado por outro experimento, desta vez da Universidade de Miami, também em solo americano. Os cientistas descobriram que pingar o óleo em banhos de bebês reduz os níveis de cortisol tanto na criança quanto na mãe — com a queda do hormônio do estresse, as noites ficam mais tranquilas.





Melaleuca

Ela tem demonstrado bons resultados contra uma condição em particular: a acne. Em um teste realizado pelo Hospital Royal Prince Alfred, na Austrália, pacientes que sofriam com esse problema aplicaram ou uma solução 5% de peróxido de benzoílo, uma das principais terapias contra as espinhas, ou uma loção com a mesma concentração de melaleuca.

Ambos os tratamentos foram eficazes — o alternativo agiu mais lentamente, mas gerou menos efeitos colaterais. Apesar de diversos estudos sugerirem que a substância soma forças contra os agentes infecciosos, faltam evidências de grandes pesquisas clínicas para que, de fato, a palavra final sobre as propriedades antimicrobianas do óleo seja dada.


Alecrim

Mais de 60 pessoas se voluntariaram para, supostamente, testar uma nova bebida vitaminada na Universidade Northumbria, na Inglaterra. Chegando lá, dirigiram-se para três salas diferentes: a primeira fora aromatizada com óleo de alecrim; a segunda não tinha cheiro e a terceira exalava lavanda.

Ocorre que a história da água com vitaminas não passava de balela. Os investigadores queriam mesmo era avaliar a memória dos participantes em cada recinto — sem que os indivíduos soubessem disso.

Os resultados de provas preenchidas por esses participantes confirmaram a característica mais estudada do alecrim: a de turbinar o cérebro. A explicação para o fenômeno, segundo os especialistas, recai sobre o composto 1,8-cineol, que aumentaria a disponibilidade do neurotransmissor acetilcolina, importantíssimo para o sistema nervoso central.

Só tome cuidado para não achar que o óleo essencial de alecrim cura demências, ok? Ele pode até ajudar e melhorar seu raciocínio e a relaxar, porém não vai restabelecer a saúde de neurônios abalados.


Perguntas e Respostas

  • O que são Óleos Essências?

Óleos essenciais são substâncias vitais aromáticas encontradas nas flores, ervas, frutas e especiarias, com aplicação na culinária e uso pelas indústrias na produção de alimentos e bebidas, cosméticos e medicamento fitoterápico.

  • Como Usar os Óleos Essenciais?

Ver página 03 do E-Book no Link abaixo:

bit.ly/3gFENY1

  • Onde Encontrar os Óleos Essenciais?

https://www.pharmakondf.com.br/oleos-essenciais

  • Óleos Essenciais Funciona?

Ela é uma terapia holística altamente embasada cientificamente que utiliza dos óleos essenciais para curar diversas enfermidades e promover a saúde integral. E quando falamos embasada cientificamente, nós queremos dizer que encontramos mais de 18.000 artigos com o termo “essential oil” na PubMed* - Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos Institutos Nacionais de Saúde, a maior plataforma de artigos científicos sobre saúde do mundo!

  • Quais melhores Óleos Essenciais?

Ver E-Book Completo no Link abaixo:

bit.ly/3gFENY1

  • Para que servem os Óleos Essenciais?

Ver E-Book Completo no Link abaixo:

bit.ly/3gFENY1

  • Quais são os tipos de Óleos Essenciais?

Ver E-Book Completo no Link abaixo:

bit.ly/3gFENY1

  • Propriedades dos Óleos Essenciais?

Ver E-Book Completo no Link abaixo:

bit.ly/3gFENY1

  • Aromaterapia e Óleos Essencias.

Ver E-Book Completo no Link abaixo:

https://www.pharmakondf.com.br/






0 visualização

PHARMAKON - MANIPULAÇÃO E HOMEOPATIA

©2020 por Blog da Pharmakon - Viva melhor e com mais saúde!